Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/25 às 15h47 - Atualizado em 30/01/25 às 11h17

Vagas de trabalho para reeducandos

COMPARTILHAR

Funap/DF reforça a gratuidade e transparência na oferta de vagas de trabalho

 

Por Fabiana Marmo, Ascom-Funap/DF

 

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF), reafirma seu compromisso com a transparência e a gratuidade das vagas de trabalho oferecidas aos reeducandos. A iniciativa é parte de nossa missão de promover a ressocialização e garantir que todos tenham a chance de recomeçar, sem custos ou intermediários.

 

“Nossas vagas de trabalho são 100% gratuitas. Reforçamos que não cobramos qualquer valor para cadastrar, selecionar ou empregar reeducandos. O processo é simples, claro e seguro. Estamos atentos para evitar que qualquer informação errada ou golpe prejudique a população carcerária ou suas famílias”, afirma a Dra. Deuselita Martins, diretora-executiva da Funap/DF.

 

Acervo Funap/DF

 

Como funciona o processo? A Funap oferece duas formas para que os reeducandos possam se inscrever e acessar as vagas de trabalho:

 

Cadastro Online:

Acesse o site oficial da Funap (www.funap.df.gov.br).

Na seção de serviços, clique na opção para preencher a ficha de cadastro para trabalho externo.

Tenha em mãos os seguintes documentos obrigatórios: RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Informe também se possui cursos de capacitação ou alguma especialização, o que pode ser um diferencial no processo de seleção.

 

Cadastro Presencial:

Compareça à sede da Funap/DF, localizada no SIA Trecho 02, Lotes 1835/1845, 1º Andar.

Leve os documentos necessários para realizar o cadastro presencialmente.

 

Critérios importantes: Para participar, o reeducando deve estar autorizado para o trabalho externo pela Vara de Execuções Penais (VEP). Além disso, cursos realizados ou experiências prévias são valorizados, aumentando as chances de inserção no mercado.

 

“Quando fiz meu cadastro na Funap, achei o processo muito rápido e organizado. Logo fui chamada para uma vaga na área de costura. Hoje, consigo ajudar minha família e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão. Sou muito grata pela oportunidade”, relata Maria Aparecida*, reeducanda que atua em uma das oficinas oferecidas pela Funap.

 

Acervo Funap/DF

 

A Funap/DF alerta que nenhuma taxa é cobrada em qualquer etapa do processo. Caso haja informações de tentativas de cobrança ou golpes, entre em contato imediatamente por nossos canais oficiais para registro da denúncia e adoção das medidas necessárias.

Acreditamos que o trabalho dignifica, transforma vidas e contribui para uma sociedade mais inclusiva. A Fundação segue firme no compromisso de oferecer oportunidades reais e eficazes para aqueles que desejam recomeçar.

 

Para mais informações, acesse nosso site oficial ou entre em contato pelos telefones disponíveis.

Caso você identifique cobranças indevidas ou suspeitas de golpes, entre em contato com a Funap/DF pelo telefone (61) 3686-5000 ou pela Ouvidoria por meio da Central 162 ou pelo site: www.participa.df.gov.br.

 

Juntos, construímos um futuro melhor.

 

*Nome fictício.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br