Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/18 às 9h56 - Atualizado em 18/12/18 às 11h55

Parques infantis são reformados por internos do Sistema Penitenciário do DF

COMPARTILHAR

Na última sexta-feira (29), cinco parquinhos infantis foram entregues à população do Varjão após serem reformados durante o Programa Cidades Limpas. A manutenção dos equipamentos foi feita por 35 sentenciados que cumprem pena no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, em regime semiaberto e permissão para trabalho externo concedida pela Vara de Execução Penal (VEP). A reforma durou dez dias e foi solicitada pela Secretaria de Cidades.

Parques infantis de Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Santa Maria também já foram reformados neste ano durante o Cidades Limpas nessas cidades pelos sentenciados. Ao todo, 33 parquinhos já foram reformados somente neste ano.

“O Cidades Limpas tem contribuído para a melhoria das cidades e participar dessas ações do Governo de Brasília tem sido relevante. Além disso, é uma oportunidade dos internos remirem suas penas e contribuírem com a população do Distrito Federal”, explicou o subsecretário do Sistema Penitenciário, Osmar Mendonça.

A participação dos internos ocorre por meio do Programa Mãos Dadas, da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, que faz parte da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social – SSP/DF. O Programa existe desde de 2011 e atualmente 25 internos contratados e 150 voluntários participam.

“O programa divide-se de duas formas. Em uma delas, o interno é contratado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), recebe o equivalente a ¾ do salário mínimo, auxílio alimentação e remição de sua pena. Já aqueles que se voluntariam para trabalhar, não recebem salários, mas a pena é remida e têm prioridade no caso de novas vagas serem ofertadas pela Funap”, finalizou Osmar.

O Cidades Limpas foi lançado em 2016 e já passou pelo Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Águas Claras e Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan).

O programa é uma força-tarefa comandada pela Secretaria das Cidades, com o apoio de diversos órgãos do Governo de Brasília, como Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), SSP/DF, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Detran-DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e as Polícias Militar e Civil do DF.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br