“Quem ama cuida do Gama”: balão da entrada da cidade ganhará jardim e letreiro | Um plano paisagístico que inclui o plantio de pelo menos 8 mil mudas de plantas e flores é preparado para enfeitar quatro áreas públicas do Gama. A partir de 28 de setembro, perto do início do período chuvoso em Brasília, o balão de entrada da região vai ganhar jardim e letreiro com a frase “Quem ama cuida do Gama”.
1 quilômetrode trecho de ciclovia ganhará mudas de flores e pequenos arbustosNeste trecho serão implantados canteiros ornamentais com espécies de ervas e arbustos duráveis e de fácil manuseio e conservação, como brilhantina, trapoeraba roxa, alamanda amarela, estrelizia e iresine.O projeto é desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Administração Regional do Gama e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Plantas e flores também vão decorar rotatória Setor Leste do Gama | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
“Queremos que a população e os moradores visualizem a cidade com mais cor, mais alegria, sem perder a consciência de que os espaços bem cuidados devem ser mantidos assim”, defende a administradora regional do Gama, Joseane Feitosa.
Outros balões por onde circulam automóveis na região também receberão plantas e flores: no Setor Oeste, em frente à Feira Permanente do Gama, e no Setor Leste, bem próximo a uma área comercial. O canteiro da ciclovia que vai desta rotatória até o Corpo de Bombeiros – conhecida como “pista dos bombeiros”, com 1 quilômetro de extensão – também receberá mudas de flores e pequenos arbustos.
Pequenos arbustos e flores em breve mudarão panorama do balão ao lado da feira local | Foto: Paulo H.
Carvalho / Agência Brasília“Além de embelezar, as plantas deixarão o trajeto mais agradável para quem transita de bicicleta ou faz caminhadas. Dá outra disposição”, destaca o arquiteto urbanista da Divisão de Paisagismo do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Humberto Vieira. O órgão também é responsável por cultivar todas as espécies incluídas no projeto.
Sob a coordenação da Novacap, todo o trabalho será realizado por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), instituição vinculada à Secretaria de Justiça (Sejus).
*Com informações da Agência Brasília
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br