Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/16 às 14h42 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Funap realiza ações sociais na Penitenciária Feminina do Distrito Federal

COMPARTILHAR

O intuito primordial da atividade é promover a inclusão social a familiares e sentenciadas sob três eixos principais: Saúde, Trabalho e Renda e Empoderamento.

Como parte das comemorações pelos 30 anos de sua criação, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (FUNAP-DF) deu início às atividades do programa “Ação Social”, que será implementado nas unidades prisionais do Distrito Federal. Os primeiros trabalhos do projeto começaram no Presídio Feminino do Distrito Federal (PFDF) nos dias 01/09 e 02/09 e foram pensadas para aproximar familiares e internas dos programas e serviços ofertados pelo Governo.

A primeira ação, destinada aos familiares e visitantes, aconteceu no dia 01/09 e contou com uma gama de serviços prestados. Com uma estrutura montada na área externa do PFDF, a Funap e os parceiros do projeto – órgãos governamentais e empresas privadas – ofereceram aos visitantes orientações sobre aspectos jurídicos, cadastros em programas sociais, cursos de capacitação, encaminhamento de trabalho às pessoas privadas de liberdade e egressos, intermediação de mão de obra, empreendedorismo, segurança alimentar, além das rodas de conversa que abordaram os temas direito das mulheres e direitos humanos. Os participantes também puderam realizar exames de pronto-diagnóstico gratuitamente.

Segundo o diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, a ação foi exitosa, pois reforçou a importância da promoção da assistência social às famílias dos internos, um dos compromissos da Funap. “Nossa intenção é incluir cada vez mais e promover políticas públicas de Governo para estas pessoas. Trouxemos para elas estes serviços para mostrar que queremos focar em todos os eixos da nossa missão como instituição de apoio”, enfatizou.

I. B. Santos, de 53 anos, foi atendida pela Funap e pela Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB-DF) durante a ação. Ela relata que apresentou suas dúvidas sobre questões jurídicas e de trabalho relacionadas à familiar que se encontra no PFDF. “Eu acho ótimo que as pessoas nos ajudem, pois muitas vezes precisamos de uma orientação simples e não temos quem nos esclareça. Hoje eu consegui resolver meu problema”, afirmou a visitante.

Para realização desta atividade a Funap contou com o apoio de parceiros que integram a esfera pública e privada: OAB-DF; Defensoria Pública; Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) com as Subsecretarias de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional; Secretaria de Saúde; Sebrae e Banco de Brasília.

Ação coordenada pela Funap leva oficinas e palestras às sentenciadas

A Funap também realizou ação social intramuros, desta vez, com foco nas mulheres privadas de liberdade. No dia 02/09, as atividades foram levadas para dentro do PFDF com o objetivo de proporcionar às internas a oportunidade de conhecer mais sobre projetos e programas sociais, por meio de oficinas e palestras com temáticas que permeavam os temas trabalho, saúde e empoderamento feminino. A atividade dentro da Unidade Prisional pretende contemplar a população carcerária nas políticas públicas de Estado.

Durante todo o dia, dividas em turmas, as sentenciadas receberam múltiplas orientações sobre o programa da Secretaria de Trabalho, “Qualifica Mais Brasília”, participaram da oficina de educação financeira do Banco de Brasília, de palestras educativas da Secretaria de Saúde sobre prevenção e doenças, de rodas de conversa sobre legislação e dúvidas sobre progressão de regime e outras temáticas similares, além dos debates sobre sexismo, empoderamento feminino e gênero, com a OAB-DF.

 

 

 

 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br