Legenda da imagem: Diretora-executiva-adjunta da Funap, Rosângela Santa Rita, durante reunião com instituições de ensino, na sede da Fundação, na dia 15 de março.
Funap busca parcerias com instituições de ensino para aumentar a oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), dentro e fora do sistema prisional, com foco nas pessoas presas e egressas.
Com o intuito de promover mais oportunidades de elevação da escolaridade e capacitação profissional às pessoas presas e egressas, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) busca parcerias com instituições de ensino para aumentar a oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), dentro e fora do sistema prisional. Com estas pactuações a Funap pretende criar novas perspectivas para os reeducandos, visando à ressocialização, por meio de atividades educacionais voltadas ao ensino superior, além de cursos de pesquisa e extensão.
A diretora-executiva-adjunta da Funap, Rosângela Santa Rita, responsável por coordenar as pactuações com as instituições de ensino, ressalta que a elevação da escolaridade é um dos pilares do processo de ressocialização e que a Funap vai unir esforços para alavancar este projeto. “A Funap quer criar políticas afirmativas de apoio ao ingresso da pessoa presa no ensino superior, incluindo também quem está em privação de liberdade. A partir de agora, queremos firmar termos de cooperação com as instituições para novas parcerias, além de provocar todas as esferas da execução penal para consolidar a proposta”, explica Santa Rita.
A exemplo da exitosa parceria da Funap com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que neste ano concedeu 8 bolsas de estudo integrais a reeducandos do regime semiaberto, a diretora-adjunta destaca que esta proposta voltada à promoção dos cursos EAD pretende ser ainda maior. “Com a oferta do ensino a distância, dentro e fora das penitenciárias, podemos angariar novas bolsas de ensino superior para aumentar o número de pessoas presas e egressas elevando sua escolaridade e consequentemente tendo uma melhor reinserção no mercado e na sociedade”, afirma a diretora.
Além das parcerias com as universidades, o projeto prevê também as pactuações com empresas que fornecem cursos de capacitação profissional para dar continuidade às ações que a Funap realiza com foco na formação profissional dos reeducandos. Os póximos passos da Fundação para consolidar a proposta, além de firmar termos de cooperação com as instituições de ensino, é buscar, junto aos órgãos do judiciário e do sistema prisional, uma ampliação da regulamentação para atividades de educação a distância dentro das unidades prisionais que vise estabelecer novos critérios que abranja também o ensino superior e outras modalidades de cursos.
—
Isabel Nascimento
Assessoria de Comunicação Social
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF)
E-mail: ascom.funap@gmail.com
Telefone: (61) 3233-8215
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br