Alunos das Unidades Prisionais do Distrito Federal garantem bolsa pelo Programa Universidade para Todos.
Desde 2004, os internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal podem concorrer a vagas no Prouni. Na última edição, 384 alunos do Sistema Penitenciário se inscreveram no programa e 36 foram aprovados. Dentre os cursos de aprovação estão: Administração, Direito, Enfermagem, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.
O Diretor Executivo da Funap/DF Adalberto Monteiro relata que quanto mais jovens estiverem estudando, menos será o número de reincidentes. “O estudo amadurece o ser humano e abre portas para o trabalho”. Afirma Monteiro.
O trabalho realizado pela Funap/DF com a colaboração de professores conveniados da Secretaria de Educação do Distrito Federal eleva o índice de alfabetização e conhecimento dentro dos presídios do Distrito Federal.
Jefferson Marques Alves que cumpre pena na Papuda passou em Gestão de Recursos Humanos, a esposa dele disse que os estudos é a válvula de escape para ele, que vem dedicando parte do seu tempo à leitura. “A verdadeira realidade que vivemos é que muitos saem e voltam para o mesmo lugar com a desculpa que não tiveram oportunidade, o meu esposo tem essa oportunidade e está aproveitando da melhor maneira possível”. Afirma Juliana (nome fictício).
Os candidatos aprovados são inscritos pela FUNAP/DF, e concedida a bolsa, os familiares são convocados para realizarem a matrícula. A frequencia do aluno será autorizada pela Vara de Execuções Penais para freqüentarem. Caso não seja concedida a autorização para cursar, o candidato perderá a bolsa.
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br