A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), através da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), firmaram nova parceria para a revitalização da Fazenda Funap. As empresas vão desenvolver em conjunto um programa técnico de atividades de incentivo à criação da agricultura, piscicultura e suinocultura e a gestão do escoamento da produção.
Cerca de 30 reeducandos que estão no regime semiaberto atuam na fazenda e terão a possibilidade de diversificar suas atividades com os cursos ministrados pela Emater, com isso, vão adquirir uma capacitação profissional direcionada em culturas orgânicas e ampliar a produtividade e a renda da fazenda Funap, além de gerar o dinamismo para a economia do local. A meta é que a fazenda possua 100 reeducandos, com o aumento da produção.
Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, “o foco será na profissionalização e na ressocialização do reeducandos, que também terão aumentada sua capacitação para a reinserção no mercado de trabalho”.
De acordo com a diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins, “o papel da Funap é trazer o preso de volta para a sociedade, depois de um processo de transgressão penal. O objetivo é que os reeducandos aprimorem as técnicas com apoio da Emater”, disse.
Dentro do programa técnico, no primeiro momento, vai ser feito um estudo técnico com diagnóstico de necessidades. Após o estudo, a Emater vai elaborar os cursos e prestar a assessoria nas atividades desenvolvidas. Também são necessários para o desenvolvimento das atividades os insumos adequados e a produtividade no resultado.
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br