Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/15 às 14h50 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

FUNAP participa de audiência na CLDF

COMPARTILHAR

A equipe da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP-DF) participou nesta, sexta-feira (13) – no plenário da Câmara Legislativa – de audiência pública que discutiu o sistema prisional do DF. Entre os temas debatidos, os assuntos sobre segurança, trabalho prisional, educação prisional, entre outros estavam na pauta, que levantou a discussão sobre a necessidade de se garantir a dignidade dos apenados.

O debate, proposto pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB-DF) reuniu diversas autoridades do setor e a composição da mesa diretora contou com a presença da diretora executiva da Fundação, Dra. Francisca Aires e o diretor adjunto, Dr. Paulo Fernando, acompanhados do Secretário de Justiça e Cidadania (SEJUS), Dr. João Souto, Subsecretário do Sistema Penitenciário do DF (SESIPE), Dr. João Carlos Lossio, a juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), Dra. Leila Cury, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Dra. Adriana de Albuquerque, juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP), Dr. Bruno Macacari, o Presidente das Comissões de Ciências Criminais da OAB, Dr. Alexandre Vieira, o Diretor do Centro de Intervenção e Reeducação (CIR), Dr. Murilo Cunha e a Presidente da Associação dos familiares e amigos dos apenados, Dra. Severina Leite.

O diretor adjunto da FUNAP-DF, Dr. Paulo Fernando, frisou a todos os presentes, o projeto de lei de sua autoria, já sendo analisado pela Câmara, sobre a mudança do nome da FUNAP, para “Fundação de Amaro a Pessoa”. Além dessa proposta, o diretor ressaltou sua mais nova ideia de acabar com as filas nos presídios, sendo distribuídas senhas para as famílias dos reeducandos para acabar com a superlotação no dia de visitas.

O deputado distrital Raimundo Ribeiro ressaltou que o sistema prisional necessita de maiores cuidados e respeito natural sobre os internos, e que isso depende de investimentos no setor. “Eu prometo que 50? da verba para as emendas parlamentares serão para os projetos voltados ao sistema penitenciário”, concluiu Raimundo Ribeiro.

De acordo com dados da OAB, a população carcerária do país hoje é 563.526 presos, atrás somente dos Estados Unidos, China e Rússia.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br