Cumprindo com o objetivo de trabalhar pela ressocialização dos egressos, fundação inseriu sentenciados dos regimes aberto e semiaberto em vagas de empresas públicas e privadas
A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap – DF) conseguiu incluir 104 reeducandos no mercado de trabalho no último mês de maio. A ação está dentro do programa de reinserção dos presos na sociedade, objetivo para o qual a Funap foi criada. Entre os sentenciados que estão recebendo a chance de desempenhar funções produtivas no mercado de trabalho estão portadores de deficiência física, mulheres e idosos.
Dentro das diretrizes da direção atual, estão ações para aumentar a participação de portadores de deficiência física, mulheres e idosos entre os reeducandos que são reinseridos no mercado de trabalho. “Iniciamos visitas de sensibilização junto aos contratantes para que eles estejam cientes de que também é importante recolocar pessoas que estejam fora do perfil tradicional”, destaca a diretora-executiva da Funap, Vera Lúcia Santana Araújo. De acordo com estimativas da Gerência Psicossocial da Funap, cerca de 90% dos reeducandos recolocados são homens e jovens.
Neste ano, 1.074 reeducandos já foram incluídos no mercado de trabalho. Eles prestam serviços em órgãos públicos e privados que mantém contratos de parceria com a fundação. Além do benefício de remissão da pena, os reeducandos recebem uma bolsa ressocialização, cujo valor varia de acordo com a função desempenhada no órgão em que é executado o trabalho.
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br