A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) abriu novas vagas para o curso de práticas agrícolas destinadas aos internos que cumprem pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR). Trinta apenados participaram das aulas, iniciadas ontem (24), que acontecem por meio da parceria entre Funap-DF, Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe/SSP) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).
O curso será ministrado por quatro técnicos da Emater e terá carga horária de 36h. As aulas abordarão aspectos teóricos e práticos referentes ao cultivo alimentos, plantas, hortaliças, além de noções básicas de pecuária, piscicultura e suinocultura. Segundo Nery do Brasil, diretor-executivo da Funap, após o curso os internos estarão habilitados a trabalhar na Fazenda papuda. “A nossa ideia é capacitá-los para que estejam aptos a realizar trabalhos agrícolas na Fazenda Papuda e aumentar a nossa mão de obra”, explica.
A primeira turma do curso de prática agrícolas capacitou mais de 20 internos e quem participa das aulas recebe o benefício da remição de pena de 1 dia para cada 12h de atividades educacionais, além de poder ser classificado para o trabalho após as aulas práticas. O diretor da Funap destaca ainda que a iniciativa oferece aos apenados a chance de profissionalização e produção dentro do ambiente prisional. “A intenção da Funap é dar oportunidade aos internos, além de garantir que tenham trabalho, que aprendam um ofício, enquanto cumprem pena”, destaca Brasil.
Fazenda Papuda
A Fazenda Papuda está localizada dentro do Complexo Prisional do Distrito Federal, e conta, hoje, com 24 internos em atividades agrícolas. São realizados no local trabalhos voltados à agricultura, à suinocultura, à psicocultura, além do cultivo de plantas no viveiro de mudas nativas do cerrado – projeto da Funap em parceria com a Terracap.
A Funap desenvolve um projeto que prevê a reestruturação da Fazenda, transformando-a em Fazenda Modelo no manejo das práticas agrícolas, com apoio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP). “O trabalho que queremos desenvolver com a Fazenda Modelo exige que as pessoas estejam capacitadas para as atividades que serão desempenhadas, então este curso é fundamental para os internos que irão trabalhar lá conosco”, afirma o diretor Nery do Brasil.
—
Isabel Nascimento
Assessoria de Comunicação Social
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF)
E-mail: ascom.funap@gmail.com
Telefone: (61) 3233-8215
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br