Divididos em três cursos, 55 internos participam das atividades ministradas pelo SENAI em parceria com a Funap-DF.
Internos dos sistema prisional do Distrito Federal que cumprem pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), uma das unidades do complexo penitenciário da papuda, estão participando de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (SENAI). Os três cursos oferecidos aos apenados têm o intuito de qualificar a mão de obra das pessoas presas com vistas à reinserção profissional e social dos reeducandos.
Divididos em três turmas, 55 internos participam das atividades ministradas pelo SENAI. Foram disponibilizadas 20 vagas para o curso de padeiro, 20 para o de eletricista predial e 15 para o de corte e costura. As aulas terão cargas horárias que variam entre 160h e 200h e tiveram início no dia 27 de novembro.
Segundo a diretora-executiva da Funap, Dilma Imai, os cursos oferecem qualidade técnica e profissional aos reeducandos, ponto que favorece o processo de reinserção dos apenados no mercado de trabalho. “Estamos contentes em promover esta oportunidade para os internos, uma aprendizagem qualificada e com instruções muito completas”, explica. Além disso, os participantes do curso poderão ser inseridos nas oficinas da Funap. “O conhecimento que eles vão adquirir também pode beneficiar nossas oficinas com mão de obra qualificada”, destaca a diretora.
Os reeducandos que participam dos cursos recebem todo o material didático do SENAI e terão direito a pedir remição de pena pelo estudo que concede um dia de desconto da pena para cada 12h de atividades educacionais, conforme orienta a Lei de Execução Penal (LEP). Ainda neste mês de dezembro um nova turma será aberta com mais vagas para o curso de padeiro, desta vez com foco nos internos da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I).
O acordo firmado com o SENAI para a ministração dos cursos na Papuda advém do investimento da Funap por meio da emenda parlamentar do Deputado Distrital Cristiano Araújo.
—
Isabel Nascimento
Assessoria de Comunicação Social
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF)
E-mail: ascom.funap@gmail.com
Telefone: (61) 3233-8215
FUNAP
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br