Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/25 às 13h34 - Atualizado em 27/01/25 às 13h49

Reeducandos da Funap/DF contribuem para a reconstrução de pontes na Fercal

COMPARTILHAR

Pontes danificadas pelas chuvas são restauradas por força-tarefa do GDF, contando com a mão de obra de reeducandos como parte da ressocialização.

 

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) está transformando desafios em oportunidades ao incluir reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF) na força-tarefa para reconstrução de pontes na Fercal. Com o objetivo de restaurar as passagens essenciais para a mobilidade da população, o trabalho também reforça o compromisso com a reintegração social e profissional dos reeducandos.

 

Até o momento, duas pontes já foram reconstruídas e liberadas para o tráfego: a da Comunidade Bananal e a que conecta ao Morro do Sansão, em Sobradinho II. Uma terceira estrutura, na Comunidade Boa Vista, está em processo de reconstrução. Em todas essas obras, os reeducandos, sob supervisão, têm desempenhado funções fundamentais, desde a preparação das bases até o acabamento das passagens.

 

As obras são executadas diretamente pela Administração Regional da Fercal em parceria com o GDF Presente, Novacap, Seagri-DF e DER-DF, com a participação de reeducandos da Funap-DF| Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

 

Os reeducandos envolvidos nesse projeto não estão apenas reconstruindo pontes físicas, mas também criando caminhos para um recomeço digno. Essa é a essência da Funap: promover a ressocialização por meio de oportunidades reais de trabalho e capacitação“, destacou Dra. Deuselita Martins, diretora-executiva da Funap/DF.

 

Além dos reeducandos, a iniciativa envolve diversos órgãos, como a Administração Regional da Fercal, o GDF Presente, a Novacap, a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A união de esforços garante a celeridade das obras e a segurança das estruturas, essenciais para a rotina de moradores, produtores rurais e estudantes da região.

 

Transformando realidades

Os serviços incluem desde a reconstrução de bases das pontes, afetadas pela força das chuvas, até a instalação de iluminação e meios-fios. Para o administrador regional interino da Fercal, Allan Souza, o apoio dos reeducandos foi decisivo: “Eles têm participado ativamente da reconstrução, agregando valor ao trabalho e mostrando o impacto positivo da Funap para a sociedade.

 

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

 

O trabalho de reconstrução não apenas melhora a mobilidade, mas também reduz o isolamento de comunidades que dependem das pontes para acessar serviços essenciais. Moradores relatam que antes da reforma, a preocupação era constante, como destaca Tiago da Silva, 28, pizzaiolo e morador da região: “Agora está muito melhor, com mais segurança para todos.”

Na Comunidade Boa Vista, a nova ponte será construída com galerias de concreto armado para aumentar a resistência e segurança da passagem, substituindo a estrutura precária existente. A obra também conta com a participação dos reeducandos da Funap, reforçando o compromisso do GDF em integrar ações de infraestrutura com projetos de ressocialização.

Essas ações mostram que o trabalho conjunto entre governo e sociedade pode não apenas resolver problemas estruturais, mas também abrir portas para a transformação de vidas e construção de um futuro mais inclusivo.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br