Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/24 às 15h40 - Atualizado em 29/01/24 às 15h42

A Ressocialização que transforma: Construindo novos caminhos

COMPARTILHAR
Por Fabiana Marmo – Ascom – Funap/DF

 

A ressocialização é uma jornada que transcende o simples retorno de um indivíduo à sociedade. Na Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF), entendemos que esse processo é uma oportunidade real de transformação. Como a ressocialização vai além da reintegração, moldando vidas e construindo novos caminhos para um futuro promissor.

 

A base da ressocialização é a reintegração social. Ao oferecermos condições para que um infrator se regenere, estamos não apenas abrindo as portas da sociedade, mas também proporcionando uma chance genuína de reconstrução de vida. Um dos pilares fundamentais é a criação de oportunidades de emprego. Capacitar os indivíduos com habilidades relevantes não apenas os prepara para o mercado de trabalho, mas também os empodera a construir uma carreira sólida e promissora.

 

Em 2023, a Funap atingiu significativos marcos na busca pela ressocialização e reinserção de reeducandos na sociedade. O lançamento bem-sucedido do Projeto Capacita Funap destacou-se como uma iniciativa crucial para proporcionar habilidades e oportunidades aos participantes. A expressiva presença de mais de 2900 reeducandos no mercado de trabalho é um testemunho vívido do compromisso da Funap em transformar vidas.

 

Investir no desenvolvimento de habilidades é investir no potencial humano. A FUNAP acredita que ao capacitar os indivíduos com competências práticas, estamos construindo a base para uma reintegração eficaz e duradoura. A ressocialização não é um processo isolado; ela envolve toda a comunidade, especialmente a família. Ao fortalecer os laços familiares, criamos um suporte emocional vital para a transformação do indivíduo.

 

A construção da autoestima e autoconfiança é um componente crucial. Na FUNAP buscamos não apenas corrigir erros passados, mas também cultivar a confiança necessária para que essas pessoas acreditem em seu potencial de contribuir positivamente para a sociedade. Romper com o ciclo da reincidência é um objetivo central. Ao oferecer as ferramentas certas para a reintegração, trabalhamos ativamente na redução das taxas de reincidência, que hoje é de até 5% no Distrito Federal, refletindo a eficácia das estratégias implementadas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais segura.

 

Integrar os indivíduos de volta à sociedade significa também promover a participação cívica e responsabilidade. Ao se tornarem cidadãos ativos, essas pessoas contribuem positivamente para a construção de uma comunidade mais coesa e justa.

 

Dra. Deuselita Martins

Para a diretora-executiva da Funap/DF, Dra Deuselita Martins, “a ressocialização, quando bem conduzida, é uma força transformadora. Na FUNAP, acreditamos que todos merecem uma segunda chance e que, através da ressocialização, estamos construindo não apenas novos caminhos, mas também um futuro mais inclusivo e esperançoso para todos. Este é o poder da transformação que a ressocialização proporciona.”

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br