Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/17 às 12h46 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Reeducandos revitalizam pintura de escola em Santa Maria

COMPARTILHAR

 
Antes e depois da reforma na pintura – imagem de um dos pátios da escola. 

O serviço de revitalização geral da pintura no colégio contaram com a participação de doze reeducandos, contratados pela Funap, e que cumprem regime semiaberto.

Os alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 201 de Santa Maria encontraram uma escola diferente no retorno às aulas em 2017. A mudança aparente na cor das paredes, portas e janelas, faz parte da ação realizada pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), entidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, que revitalizou toda a pintura do colégio por meio da mão de obra de reeducandos do regime semiaberto.

O diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, explica que a iniciativa aconteceu em parceria com a instituição de ensino, responsável pela aquisição de todo o material utilizado na execução da atividade, como tintas e implementos de pintura; à Fundação coube a contratação dos reeducandos e a coordenação técnica dos trabalhos. “A Funap entrou com a mão de obra dos reeducandos nesta ação para ajudar a escola que, fora de iniciativas como esta, muitas vezes, não consegue melhorar o ambiente para os alunos”, explicou o diretor.

Os serviços duraram duas semanas no CEF 201 e contaram com 12 reeducandos. O local recebeu revitalização geral de pintura em toda a estrutura da área interna da escola, como salas e pátios. Para a diretora da instituição de ensino, Deise Cristina Salazar, o apoio da Funap foi fundamental para concretizar um desejo antigo de melhorar a aparência do colégio. Conviver com os reeducandos durante os dias de atividade, para ela, foi uma experiência positiva. “Eu enxergo tudo isso como uma grande oportunidade de aprendizado para eles e para nós também, porque muita gente tem receio de abrir portas e eu vi nestes dias que estas pessoas têm o desejo de trabalhar e o fazem com muita boa vontade”, relatou a docente.

Segundo o Nery do Brasil, quem participou do trabalho recebeu remissão de pena – para cada três dias trabalhados, um dia é remido da sentença – e remuneração por meio da bolsa-ressocialização, que corresponde ao valor de 75% do salário mínimo, conforme prevê a Lei de Execuções Penais. “Além de colaborarmos com a escola, para nós esta ação também foi importante por promover mais uma alternativas de trabalho e produtividade para os reeducandos”, ressaltou.  

A revitalização da pintura da Escola faz parte de um projeto que a Funap estuda implementar e que prevê a contratação da mão de obra de reeducandos na execução de serviços voltados à manutenção urbana. A iniciativa realizada em Santa Maria foi uma ação pontual, piloto, com supervisão técncia, que deve nortear os próximos passos a serem dados na consolidação da ideia proposta pelo projeto. 

Isabel Nascimento
Assessoria de Comunicação Social
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF)
E-mail:   ascom.funap@gmail.com

Telefone: (61)  3233-8215


Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3686-5000 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br