Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 11h53 - Atualizado em 16/07/19 às 16h21

Parceria entre a Funap e a Adasa integra reeducandos no mercado de trabalho

 

Reeducandos assistidos pela da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, prestarão serviços na Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A ação foi possível graças ao ato normativo publicado na última quarta-feira (15), no Diário Oficial do DF. O período de contratação é de cinco anos.

 

A Funap, desde 2008, mantém parceria com a Adasa para a ressocialização de sentenciados, por meio da prestação de serviços. Atualmente, sete reeducandos trabalham nos setores de serviços gerais, manutenção, copa e apoio e quatro outros, que cumprem pena no regime aberto e semiaberto, mantêm vínculo empregatício com a Agência.

 

“A oferta de trabalho ao detento deve ser incentivada através de parcerias, como essa com a Adasa, pois este é o caminho para reinseri-lo na sociedade, oferecendo condições para que ele possa reabilitar-se diante de si mesmo e da sociedade”, destacou a diretora da Funap, Deuselita Martins.

 

Funap

 

A atuação da Funap na profissionalização do preso visa garantir que o sentenciado possa, durante o cumprimento da pena, adquirir conhecimentos que qualifiquem sua mão de obra para reinserção no mercado de trabalho e, consequentemente, possibilite a quebra do ciclo criminal deste indivíduo.

 

Neste aspecto, a Fundação tem centrado esforços na busca por parcerias que ofertem cursos profissionalizantes, como as vagas do Pronatec Prisional, programa do Governo Federal com foco nas pessoas presas. As parcerias também englobam entes públicos do Governo de Brasília e empresas do Sistema S, como SENAI, SENAC e SEBRAE.

 

A Funap também mantém oficinas de profissionalização, no Centro de Internamento e Reeducação (CIR-Papuda), voltadas aos internos em regime fechado, nas áreas de marcenaria, corte e costura, panificação, mecânica, serralheria e com atividades agrícolas na Fazenda Papuda.

 

 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo de Brasília

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br