Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/16 às 18h39 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Reeducandos do CPP têm curso profissionalizante do Pronatec

Atividades fazem parte das vagas ofertadas pelo programa Pronatec e têm o intuito de promover oportunidades de empregabilidade, por meio da qualificação profissional, aos sentenciados do Sistema Penitenciário do DF.

Vinte reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal (CPP-DF) iniciaram, na manhã de hoje (31), o curso profissionalizante de Aplicador de Revestimento Cerâmico, com carga horária de 160 horas, promovido pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio das vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  

Com o intuito de promover mais oportunidades de empregabilidade aos sentenciados, a Funap pactuou junto ao Ministério da Educação e Ministério da Justiça angariar vagas do Programa Pronatec Prisional aos apenados do Sistema Penitenciário de Brasília. “Queremos trazer o Pronatec para dentro das Unidades Prisionais para garantir, também à população carcerária, a chance de profissionalização que o Programa oferece”, explica a diretora-executiva-adjunta da Funap, Rosângela Santa Rita. “Este é primeiro curso dos quatro que teremos no Sistema Prisional do DF”, adianta. 

Foram disponibilizadas pelo Pronatec 80 vagas para quatro cursos profissionalizantes no Sistema Penitenciário do DF divididos em turmas com 20 pessoas. O primeiro curso, iniciado hoje, ofertará aos reeducandos os conhecimentos técnicos – normas, procedimentos e aplicabilidade prática – referentes ao revestimento cerâmico em obras de pequeno, médio e grande porte. Os sentenciados também terão direito à bolsa de dois reais por hora aula e remição de pena – 1 dia para cada 12 horas de atividade educacional,  .

O diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, ressalta o esforço da Fundação na promoção de iniciativas que cooperem na recolocação da mão de obra dos sentenciados no mercado de trabalho. “A Funap luta diariamente para tentar promover cada vez mais cursos e oportunidades para vocês, então abracem esta chance com afinco para que estejam mais bem posicionados lá fora”, ressalta o diretor aos apenados na aula inaugural do curso, nesta manhã.  

Para o diretor do CPP, José Ribamar da Silva, os cursos da Funap e parceiros, sobretudo aqueles voltados à profissionalização dos reeducandos, para ele, são formas de tratamento penal que permitem ao sentenciado a chance de se reposicionar socialmente a partir da qualificação profissional. “Esses cursos são novas oportunidades para que eles (os apenados) retornem ao mercado de trabalho e possam ter uma melhor condição de enfrentamento das dificuldades”, destaca Silva.

 

Assessoria de Comunicação Social da Funap
Isabel Nascimento
E-mail: ascom.funap@gmail.com
Telefone: (61)  3233-0561

 





Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br