Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/13 às 19h01 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Preso conclui ensino superior dentro do presídio

Exemplo de superação, o interno Glaucimar concluiu o curso de administração de empresas em regime fechado e já está cursando pós-graduação.

 

Na tarde da ultima sexta-feira (1º), o interno do Complexo Penitenciário da Papuda – PDF I, Glaucimar Ferreira dos Santos, 35 anos, recebeu o diploma em Administração de Empresas, em cerimônia no auditório do presídio, Santos concluiu o curso a distância na Faculdade Anhanguera.

“Não estou me formando apenas um administrador, mas estou me tornando um ser humano melhor”, afirma o interno. “Apesar do preconceito da sociedade ainda acredito e espero uma mudança”.

A colação de grau contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, como paraninfo, do Delegado e Diretor do presídio Celso Lima, do Diretor Executivo da Funap/DF Adalberto Monteiro, entre outras autoridades.

O interno é o primeiro preso do DF a cursar e concluir o ensino superior dentro do presídio. “Não foi fácil, mas também não foi impossível, a perseverança, dedicação e a busca incessante de uma nova vida foram primordiais para o alcance desse meu objetivo”. Afirma Santos.

Condenado a 20 anos e quatro meses de prisão por extorsão seguido de sequestro, Santos já cumpriu seis anos de pena, mas este ano vai progredir para o regime semiaberto. Durante os quatro anos de estudo, Santos contou com o apoio da família, em especial da irmã Glaucenira Ferreira que frequentou a faculdade duas vezes por semana. Ela gravava com uma câmera digital as aulas presenciais obrigatórias.

Glaucenira levava os vídeos para Santos nos dias de visita. Os agentes vistoriavam o material antes de entregar para o interno. Santos estudava seis horas por dia e assistia as aulas no laboratório de informática da Funap/DF, instalado no PDF I.

Em seu discurso de agradecimento, Santos falou da importância da sua irmã nesse período tão complexo, “em quatro anos de vida acadêmica, ela foi meus olhos e meus ouvidos, representando-me nas aulas presenciais”.

A mãe do interno, Terezinha Ferreira, ficou muito emocionada com a cerimônia, e falou que sempre sonhou em ver o filho formado. “Eu acredito que a oportunidade vale a pena, mas o apoio da família também conta muito, (…) o erro é humano só não pode é permanecer nele.” Destacou Terezinha.

O Diretor da Funap/DF, Adalberto Monteiro, falou da expectativa para aumentar essa realidade. O Distrito Federal foi o primeiro estado a fazer uma portaria para a remissão de pena pelo estudo. “Estou orgulhoso pela conquista de Glaucimar, ele é um exemplo de superação”. Afirma Monteiro.

 

Trajetória

Glaucimar concluiu o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida pela Funap/DF, passou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008, se formou em administração de empresas, e já iniciou a pós-graduação em MBA em gestão de pessoas.





Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br