Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/16 às 18h47 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Funap realiza visitas técnicas nas administrações regionais

 

Os encontros com órgãos parceiros buscam esclarecer dúvidas em relação aos contratos, viabilizar o aumento do quantitativo de vagas e promover a sensibilização sobre a importância da ressocialização por meio do trabalho. As visitas são realizadas semanalmente. 

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) deu início ao ciclo de visitas técnicas, previstas pela nova gestão, nas administrações regionais de Brasília. Os encontros são realizados semanalmente pela diretoria executiva e gerência psicossocial da instituição e devem percorrer todos os órgãos conveniados para estreitar os laços com as entidades, a fim de dirimir dúvidas contratuais, viabilizar o aumento do quantitativo de vagas e reforçar a importância da inserção da mão de obra dos reeducandos no mercado de trabalho para consolidação do processo de ressocialização de presos e egressos, eixo defendido pela Funap.

Para o diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, a iniciativa das visitas é fundamental para desburocratizar o processo de contratação e esclarecer questionamentos, mas também servirá para falar mais sobre a missão da Funap. “Esta aproximação nos ajuda a encurtar os caminhos para sanar dúvidas, mas também queremos mostrar a importância que estas parcerias têm para ressocialização”, explicou o diretor. Nos próximos meses, segundo Brasil, a intenção é estender as visitas. “Iremos a todos os órgãos conveniados no GDF e queremos, ainda, visitar aqueles não têm contrato para buscarmos novos acordos e abrirmos mais portas ”, adiantou.

No encontro realizado na última quarta-feira (16), a equipe da Funap visitou as Administrações do Guará e da Estrutural (SCIA). O administrador do SCIA, Evanildo Macedo, classificou a parceria com a Funap como de extrema importância, pelo papel social que a iniciativa representa e devido aos seus aspectos econômicos favoráveis. “Contratar os reeducandos para nós é uma iniciativa que gera economia devido aos benefícios de isenção de encargos, além de gerar oportunidades para aqueles que querem uma nova chance para voltar para sociedade”, ressaltou Macedo. Em relação ao encontro, o administrador disse ainda que, devido aos esclarecimentos prestados, existe a possibilidade de aumentar a mão de obra que hoje atua no órgão – 13 colaboradores da Funap trabalham na Administração da Estrutural.

Contratos 

As administrações regionais são detentoras de trinta e um contratos com a Funap e responsáveis por mais de trezentos e cinquenta reeducandos do regime semiaberto inseridos em postos de trabalho. Atualmente, a Fundação gerencia mais de sessenta contratos com entidades públicas regionais e federais, além de empresas do setor privado. Cerca de 1,3 mil colaboradores ligados à Fundação trabalham no DF por meio das parcerias com direito à remição de pena e remuneração por meio da bolsa-ressocialização, cujos valores vão de R$ 660,00 a 1,2 mil. As empresas contratantes são isentas de pagar encargos trabalhistas como décimo terceiro e férias e repassam à Funap uma taxa de administração de R$ 162,58. 

Assessoria de Comunicação Social da Funap
Isabel Nascimento
E-mail:  ascom.funap@gmail.com
Telefone: (61)  3233-0561

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br