Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/19 às 17h05 - Atualizado em 12/08/19 às 17h05

Funap participa do evento Saúde na Ceasa

 

Artigos produzidos pelos reeducandos do sistema prisional do DF nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), foram colocados à venda no evento “Saúde na Ceasa-DF” realizado no último sábado (10) no Mercado Livre do Produtor (Pedra) na Ceasa. A ação ocorre desde janeiro e é realizada de dois em dois meses.

 

No estande da Funap estavam exposto produtos como, casas para abelhas feitas com paletes, caminhas para pets feitas com pneus, brinquedos com técnica de crochê, porta retrato, tapetes, panos de pratos, dentre outros.

 

A diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins, considera a participação na feira uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho do órgão em prol da ressocialização das pessoas presas, sobretudo com as iniciativas que envolvem o trabalho e a profissionalização. “Além de expor os objetos que os reeducandos fazem, esta é uma oportunidade para mostrar a capacidade produtiva dos apenados e que vale a pena investir na ressocialização”, ressaltou.

 

Oficinas da Funap

 

Com vistas à capacitação e qualificação profissional dos reeducandos, a Funap/DF gerencia, dentro do sistema penitenciário do DF, no Centro de Internamento e Reeducação (CIR-Papuda), oficinas que ofertam os mais variados produtos e serviços utilizando a mão de obra dos apenados: oficina de marcenaria, serralheria, mecânica, panificação, alfaiataria, serigrafia e atividades agrícolas na Fazenda Papuda. Aproximadamente 100 internos estão inseridos em atividades produtivas intramuros com direito à remição da pena e remuneração por meio da bolsa-ressocialização.

 

Atualmente na Funap 1350 reeducados trabalham entre os 76 contratos firmados com órgãos públicos e empresas privadas. Além de 80 reeducandos que fazem parte do projeto ‘Mãos dadas pela cidadania’, em trabalhos voluntários.

 

 

 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br