Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/17 às 16h46 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Reeducandos concluem curso do Pronatec no CPP


O curso que faz parte do Pronatec Prisional teve  carga de 160h e foi promovido pela Funap com o objetivo de fomentar a qualificação profissional dos reeducandos. 

Quinze reeducandos que cumprem o regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) concluíram hoje (23) o curso de aplicador de revestimento cerâmico, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e realizado por meio do Programa Nacional de Aprendizado e Ensino (Pronatec) com foco nas pessoas presas. A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), mediadora no processo de direcionamento das vagas do Programa para os sentenciados do DF, participou do encerramento das atividades.

O curso com carga de 160h foi promovido pela Fundação com o objetivo de fomentar a qualificação profissional dos reeducandos. Segundo a diretora-executiva-adjunta da Funap, Rosângela Santa Rita, a iniciativa contribui para a ressocialização, sobretudo por integrar os eixos de trabalho da Funap. “A intenção da nossa instituição é aliar as políticas de educação profissional às de trabalho, para garantir às pessoas que passam por estes cursos mais oportunidades de recolocação no mercado de trabalho e um melhor enfretamento das vulnerabilidades”, explica a diretora.

Na ocasião do encerramento do curso, o diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, parabenizou os concluintes e ressaltou o propósito da Funap em buscar cada vez mais alternativas que facilitem o retorno dos reeducandos à sociedade. “Para nós é importante que vocês se esforcem sempre e abracem estas chances de qualificação para que, por meio disso, mais portas se abram, pois a Funap tem buscado parcerias para aumentar os contratos de trabalho e aumentar as vagas”, ressalta Brasil.

Quem participou das aulas do Pronatec Prisional teve direito à bolsa de R$ 2,00 por hora aula e remição de pena – 1 dia de desconto da sentença para cada 12 horas de atividades educacionais. O reeducando Gioney Ferreira, concluinte do curso de aplicador de revestimento cerâmico, conta que sente que a ressocialização passa por iniciativas como esta. “Esta foi mais uma porta que a Funap abriu para mim, eu aprendi muito com este curso e eu me sinto preparado para trabalhar nesta área lá fora”, relata o sentenciado que aguarda uma vaga também no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio.

Pronatec Prisional

O Pronatec Prisional surgiu em 2013, como extensão do Programa já existente do Governo Federal, com o objetivo de ofertar às pessoas presas cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Por meio de pactuações com o Ministério da Justiça, Ministério da Educação e Departamento Penitenciário Nacional, a Funap angariou oitenta vagas do Programa para os sentenciados do DF. Além do CPP, outras três penitenciárias recebem cursos: Eletricista de Baixa Tensão Predial, realizado no Centro de Detenção Provisória e Assistente Administrativo e Panificação, ambos realizados na PDF1.

Isabel Nascimento
Assessoria de Comunicação Social
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF)

E-mail:   ascom.funap@gmail.com 

Telefone: (61)  3233-8215


Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br