Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/16 às 20h36 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Funap fará ações sociais nos presídios do DF

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF inicia uma série de ações sociais nos presídios do DF para marcar os 30 anos de sua criação. A primeira das ações será realizada na penitenciária feminina nos próximos dias 01/09, 02/09, 08/09 e 09/09 com ações voltadas tanto para os visitantes como para as mulheres privadas de liberdade. Pensada para aproximar a população carcerária e seus familiares dos serviços prestados pelo Governo de Brasília e por instituições parceiras, as ações sociais estão sendo organizadas dentro de três eixos: Saúde, Trabalho e Renda e Empoderamento.

No eixo Saúde será ofertado atendimento odontológico, aferição de pressão, testes para pronto-diagnóstico e orientações básicas sobre prevenção a doenças e qualidade de vida. No eixo Trabalho e Renda, serão divulgadas iniciativas da Secretaria do Trabalho para qualificação profissional e as possibilidades de financiamento do Banco Regional de Brasília, além de palestras sobre educação financeira e empreendedorismo. O terceiro eixo, chamado de Empoderamento, compreenderá atividades culturais, de assistência jurídica e social para as internas.

De acordo com a diretora adjunta da Funap, Rosângela Santa Rita, a ideia é oferecer uma gama de serviços que contemple as principais necessidades das pessoas presas. “A assistência familiar é um dos nossos focos principais, pois não há como fazer a inclusão social dos sentenciados sem prestar o devido suporte à família”, afirma a diretora adjunta. Para tanto, foram pensadas atividades externas, que serão destinadas exclusivamente aos familiares, e atividades internas, cujo foco são os/as sentenciadas.

A primeira reunião entre a equipe Funap e os parceiros para a organização das quatro primeiras ações sociais foi realizada nesta quarta-feira (27/07), na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), localizada no Gama. Além da diretora do presídio, Deuselita Martins, e da equipe da Funap, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Saúde do DF, da Sedestmidh – envolvendo as áreas de políticas para as mulheres, políticas sociais, segurança alimentar e trabalho, Sebrae, Sesi e OAB-DF. 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br