Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/16 às 16h26 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Funap comemora 30 anos em evento na Escola de Governo

Solenidade reuniu autoridades e representantes do Governo de Brasília, do Judiciário e de órgãos ligados ao Sistema Prisional. Debates sobre projetos na reintegração social e experiências exitosas de ex-internos movimentaram o dia.

O aniversário de 30 anos de criação da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (FUNAP-DF), entidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP), foi marcado pela solenidade que homenageou a fundação pelos serviços prestados aos presos e egressos do sistema prisional do DF ao logo destas três décadas. O evento, realizado no último dia 09, na Escola de Governo, foi palco de debates sobre a importância da reintegração social e de apresentações das experiências exitosas de ex-internos atendidos pela Funap.

A programação do evento começou com a apresentação de um vídeo institucional, produzido com apoio da SSP, e teve continuidade com os debates sobre a temática da reintegração social, depoimentos de ex-internos e apresentações das ações conjuntas da Funap e Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (SESIPE). Algumas peças produzidas pelos sentenciados nas oficinas fizeram parte de uma pequena exposição.

A secretaria de Segurança Pública e Paz Social, Márcia de Alencar, presente durante o ato solene, parabenizou as iniciativas de assistência às famílias e aos presos e falou ainda da integração entre os órgãos para potencializar os projetos da fundação nos próximos anos. “Pensemos no futuro da Funap como um ambiente que trabalha a prática humanizada em todos os âmbitos, com ações conjuntas entre os órgãos e entidades no desenvolvimento e aprimoramento das políticas de reintegração”, ressaltou. Sua fala contemplou ainda as ações da SSP voltadas ao sistema prisional: entrega dos novos blocos na Penitenciária Feminina (com 400 vagas), abertura de 400 vagas no Centro de Detenção Provisória e o compromisso de entrega da autonomia do Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

O diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, agradeceu aos colaboradores que já passaram pela Funap e contribuíram para sua história salientando ainda a relevância da atuação da fundação. “Promover oportunidades e ajudar estas pessoas na sua volta à sociedade é uma missão muito importante e nós queremos potencializar os nossos projetos para que eles tenham uma destinação diferente”, concluiu.

A solenidade reuniu autoridades e representantes do Governo de Brasília, do Judiciário e órgãos ligados ao Sistema Prisional. A mesa de honra foi composta pela secretaria de Segurança Pública e Paz Social, Márcia Alencar; o coordenador do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Distrito Federal, Leonardo Moreira; o juiz auxiliar da presidência do TJDFT e titular da Vara de Execução Penal, Gilmar Tadeu Soriano; o subsecretário do Sistema Prisional do DF, Anderson Espíndola; o presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF, Alexandre Queiroz; a representante do Departamento Penitenciário Nacional, Mara Barreto; o Secretário das Cidades, Márcio Dantas e o deputado distrital Raimundo Ribeiro.

Atividades Comemorativas

Além da Solenidade que comemorou os 30 anos da instituição, a Funap deu início a uma sére de atividades do projeto “Ação Social”, com o intuito de levar atendimentos gratuitos aos sentenciados e aos seus familiares sob três eixos: Saúde, Trabalho e Renda e Empoderamento. As primeiras ações acontecem na Penitenciária Feminina, mas o projeto se estenderá às demais unidades prisionais do DF. 

Veja as imagens do evento:


Vídeo Institucional mostrou depoimentos de ex-internos e de colaboradores da Funap aos presentes


Ex-iternos falam das experências exitosas da Funap

Produtos produzidos pelos sentenciados expostos durante o evento



Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3575-9600 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br