Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/14 às 17h00 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Estudar é o caminho escolhido por presos do Distrito Federal

Alunos das Unidades Prisionais do Distrito Federal garantem bolsa pelo Programa Universidade para Todos.

Desde 2004, os internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal podem concorrer a vagas no Prouni. Na última edição, 384 alunos do Sistema Penitenciário se inscreveram no programa e 36 foram aprovados. Dentre os cursos de aprovação estão: Administração, Direito, Enfermagem, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.

O Diretor Executivo da Funap/DF Adalberto Monteiro relata que quanto mais jovens estiverem estudando, menos será o número de reincidentes. “O estudo amadurece o ser humano e abre portas para o trabalho”. Afirma Monteiro.

O trabalho realizado pela Funap/DF com a colaboração de professores conveniados da Secretaria de Educação do Distrito Federal eleva o índice de alfabetização e conhecimento dentro dos presídios do Distrito Federal.

Jefferson Marques Alves que cumpre pena na Papuda passou em Gestão de Recursos Humanos, a esposa dele disse que os estudos é a válvula de escape para ele, que vem dedicando parte do seu tempo à leitura. “A verdadeira realidade que vivemos é que muitos saem e voltam para o mesmo lugar com a desculpa que não tiveram oportunidade, o meu esposo tem essa oportunidade e está aproveitando da melhor maneira possível”. Afirma Juliana (nome fictício).

Os candidatos aprovados são inscritos pela FUNAP/DF, e concedida a bolsa, os familiares são convocados para realizarem a matrícula. A frequencia do aluno será autorizada pela Vara de Execuções Penais para freqüentarem. Caso não seja concedida a autorização para cursar, o candidato perderá a bolsa.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br