Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/19 às 16h54 - Atualizado em 12/07/19 às 16h54

Acordo de cooperação técnica visa reintegração social de reeducandos da Funap

 

Presos assistidos pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), vão produzir lixeiras e casas de abelhas utilizando paletes. A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre a Funap, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa).

 

Para tratar da parceria, a diretora executiva da Funap, Deuselita Martins, esteve reunida na manhã desta sexta-feira (12/7), com o presidente da Ceasa-DF, Wilder da Silva Santos, diretores da empresa e representantes da Emater-DF, na Oficina de Marcenaria situada no Centro de Internamento e Reeducação (CIR) da Papuda.

 

“Esse é um projeto sustentável, voltado para o meio ambiente e é mais uma ação da Sejus para a reintegração social dos presos”, afirmou Deuselita Martins.

 

Convênios – Este é mais um convênio da Funap que utiliza a mão de obra do preso. Na área agrícola (localizada na Papuda), já existe um com a Emater para o plantio de maracujás e limões. Além disso, há um contrato com a Terracap para a produção de mudas e estuda-se a ampliação de plantio e cuidados por dois anos, o que possibilitará o aumento de mais 60 vagas de trabalho externo. Somando-se a isso, há um acordo de cooperação técnica com a Novacap para a utilização de 60 reeducandos na fábrica de bloquetes e meio fio.

 

Atualmente na Funap 600 reeducandos aguardam oportunidade de trabalho. São egressos do sistema prisional com curso superior, segundo grau, pedreiros, e outros perfis profissionais aptos e à espera de oportunidade de trabalho.

 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br